sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Sonhos vivos


A semente no seleiro é sonho vivo; transportada, à lavoura, transforma-se em árvore que produz. Sem isso murcharia no silêncio.
O minério no solo é sonho vivo; conduzido à atividade é matéria prima. Sem isso, por tempo indeterminado, estaria na condição de mero calhau.
O plano de uma construção é sonho vivo; concretizado, porém, é obra prima, é obra de utilidade inapreciável. Sem isso seria mera figuração entregue à poeira.
A escola de pé é um sonho vivo; movimentada pelos obreiros da instrução é oficina de luz. Sem isso não passaria de promessa distante.
O livro na cabeça do escritor é sonho vivo; carregado ao campo das letras é usina de sugestões. Sem isso desapareceria por visão mental entrevista de longe.
A convicção espírita é também sonho vivo; mas trazida à realidade prática é tarefa para edificação do mundo melhor. Sem isso não passará de clarão escondido.
É por essa razão que todos podemos crer e aprender, discutir e apregoar, consolar e sermos consolados, entretanto, no terreno da verdadeira ascensão do espírito nada conseguiremos sem trabalhar.

Albino Teixeira
(De “Ideal Espírita”, de Francisco Cândido Xavier – Autores diversos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...